Como Combater e Controlar o Diabetes
Como Combater e Controlar o Diabetes

Como Combater e Controlar o Diabetes

Como Combater e Controlar o Diabetes

Mais frequentemente do que se pensa, o diabetes é uma doença de adultos e crianças que traz consigo muitas preocupações. Então como controlar o diabetes? Aqui vai algumas dicas 

para te ajudar a controlar o diabetes e viver bem melhor.

 

O que é?
Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento de açúcar no sangue.
Tipos de diabetes:
A maioria dos diabetes ocorre ao longo da vida, ou seja. diabetes tipo 2 e é causada principalmente por maus hábitos alimentares, mas também pode ser causada por diabetes tipo 1
Além dos tipos 1 e 2, há também o diabetes gestacional, que ocorre durante a gravidez e durante o pré-diabetes, quando o nível de açúcar no sangue é alto, mas ainda não alcançado, é considerado diabético propriamente dito.

 

Alguns sintomas do Diabetes:

Feridas com dificuldade de cicatrizar
Vista embaçada
Perda de peso
Urinar com muita frequência
Sensação de estar sempre com fome

Como manter o Diabetes controlado:

 

1- Mudança na alimentação

Procure ter uma alimentação saudável consumindo alimentos ricos em fibras, frutas como melão, abacate e morango, vegetais frescos e cereais integrais. Evitando ao máximo o consumo de açúcar. Leia mais: identifique se seus triglicérides são altos

 

2 – Evite ficar sem alimentação por muito tempo
O diabetes não deve ficar sem alimentação por mais de 3 horas, se isso acontecer, há uma grande chance de diabetes e hipoglicemia, ou baixa de açúcar no sangue, o que pode levar à perda de consciência e até ao coma. Para evitar a hipoglicemia, recomenda-se comer
6 vezes ao dia em intervalos de 2
horas.

 

3 – Manutenção do peso ideal
A manutenção do peso ideal para idade, sexo e altura é importante para a regulação da glicemia. Diabéticos e pessoas com sobrepeso ou obesas podem ter o equilíbrio de açúcar no sangue prejudicado devido à absorção prejudicada de glicose pela insulina e estão em maior risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

Descubra um método que vai te ajudar a emagrecer até 10 kg em 30 dias. Clique AQUI  e assista este vídeo para saber mais.

 

4- Não fume
A nicotina pode alterar os níveis de açúcar no sangue e dificultar o controle do diabetes.

 

5 – Controlar a pressão arterial
A relação entre diabetes e pressão arterial é importante. Com o tempo, o diabetes torna as artérias do corpo rígidas e, se a pressão arterial não for controlada, há uma chance de desenvolver pressão alta, o que também aumenta a chance de acidente vascular cerebral.

6 – Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas
O consumo excessivo de álcool pode causar hipoglicemia ou hiperglicemia devido à sobrecarga do fígado, responsável pelo controle da glicemia, que neste caso também metaboliza o álcool.


7 – Evite doces
Consumir doces pode aumentar o açúcar no sangue, reduzir a regulação e assim aumentar o risco de complicações do diabetes. É melhor não comer doces, mas se o fizer, é recomendável fazê-lo após uma refeição salgada.


8 – Registre seu nível de açúcar no sangue
Anote seu nível de açúcar no sangue antes e depois de uma refeição. Isso pode ajudá-lo a entender quais alimentos podem ser consumidos sem riscos à saúde e quais devem ser evitados.

 

9- Coma as frutas certas

Concentre-se em frutas que você pode comer com casca ou suco e frutas que contêm muita fibra, como tangerinas, maçãs, peras, kiwis e laranjas. A fibra de frutas retarda a absorção de açúcar de frutas no corpo e ajuda a manter o açúcar no sangue sob controle. Veja este vídeo: os piores alimentos para os diabéticos consumirem a noite


10 – Exercite-se regularmente
O exercício ajuda a diminuir a gordura no sangue, controlar o peso, melhorar a circulação e até melhorar o fluxo sanguíneo para o coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *